quinta-feira, 3 de junho de 2010


A origem das águas subterrâneas:


. As águas subterrâneas provêm essencialmente da infiltração da água da chuva.
. Uma vez no subsolo, podem formar toalhas ou lençóis de água, por vezes imóveis, que alimentam as fontes e os poços, ou então circular por entre as fissuras das rochas.
. As zonas onde a circulação de água subterrânea é mais importante que os cursos de água de superfície apresentam, em geral, uma morfologia característica denominada cársica.
. Mas há águas subterrâneas que têm uma origem diferente da infiltração.
. São as águas juvenis que provêm do interior da crusta, tal como certas águas termais, e aquelas que são retidas nas rochas.
. O estudo das águas subterrâneas reveste uma importância cada vez maior, à medida que o problema da água potável para alimentação das cidades se agrava, já que os aquíferos são explorados indiscriminadamente.

Aquíferos e Furos Artesianos




Uma toalha de água é constituída pelo conjunto da água que ocupa os interstícios (fenda) das rochas porosas num domínio definido pela sua espessura e extensão.
Entre os diversos tipos de toalhas ou lençóis de água podemos considerar as:
- freáticas, que ocupam as rochas superficiais permeáveis. O seu nível varia em função das precipitações. Não sendo perfeitamente horizontais, ocupam as irregularidades topográficas dos terrenos onde se encontram. Em clima temperado são principalmente alimentadas pelas chuvas de Inverno (Outubro a Abril) e o seu nível é mais ou menos alto em função da quantidade de precipitação;
- cativas - dizem-se cativos os lençóis de água cuja superfície está abaixo do limite superior do tecto da formação geológica que a contém. O tecto é necessariamente impermeável;
- artesianas - trata-se de um lençol de água em que a superfície superior ao nível do solo está situada a um nível inferior ao de certas zonas da parte cativa do lençol de água;
- aluviais são os lençóis de água que se encontram nos aluviões dum curso de água. Estão mais ou menos relacionados com as águas do curso de água, mas, segundo o grau de permeabilidade dos aluviões, podem ter o seu nível mais elevado que o da água livre.


Maciço Hespérico






Dada a Natureza das rochas existentes, os solos acabam por ser areno-argilosos . algumas regiões localizadas sobre as Orlas Mesozóicas, que constituem manchas muito grandes de terrenos calcários, a carsificação pode originar condições de infiltração da água muito boas.
A fracturação das rochas pode melhorar as suas características hidrogeológicas. Assim, as rochas ígneas e metamórficas são muito compactas, apresentando por isso baixa permeabilidade e baixa porosidade.
A fracturação destas rochas, em graus normais, aumenta pouco a porosidade e pode aumentar muito a permeabilidade ao longo das fracturas.
O comportamento hidrogeológico destas três unidades depende do tipo de solo de alteração e do grau de fracturação.
No tipo de solo de alteração, a diversidade de rochas existentes nestas três unidades produz, por alteração das suas camadas mais superficiais, diferentes tipos de solo.
O Maciço Hespérico é constituído por granitos e xisto. Os granitos originam por alteração, solos com elevada quantidade de elementos grosseiros, apresentando boas condições de infiltração. Os xistos originam solos argilosos, os quais não são favoráveis à infiltração.
Os terrenos das Orlas Mesozóicas e das Bacias Terciárias produzem solos variados.






Águas Termais







Poluição das Águas Subterrâneas











Contaminação das Águas
. É sempre fonte de preocupação qualquer alteração que se encontre na água.
. Em muitos casos, a contaminação por poluentes de um aquífero cuja água é utilizada na alimentação é muito lenta, pois o seu trajecto é feito através do solo e de rochas permeáveis - não se desloca livremente.
. Por vezes é significativo o espaço de tempo que decorre entre a introdução do poluente num aquífero e a sua presença na água que se bebe, mas em terrenos muito permeáveis a contaminação da água pode ocorrer muito rapidamente.
. A água é essencial à vida na Terra. No interior dos organismos, a água é o meio no qual se dão complexos processos metabólicos. Os organismos simples não podem realizar nenhuma função sem a presença de água e a privação dela causa rapidamente a morte. Contudo, a água tem que ser pura.
. Os humanos, sendo os organismos mais complexos, são afectados pelas alterações químicas que a água possa experimentar.
. Resíduos líquidos e sólidos existentes em depósitos, bem como resíduos de canos de esgoto, podem conter microrganismos, como bactérias patogénicas e vírus, que podem contaminar as águas subterrâneas. Resíduos eliminados pelas indústrias e pelas bases militares podem ser altamente tóxicos, contendo altas contaminações de metais pesados e outros produtos perigosos.
. Produtos resultantes da drenagem de minas de carvão e de metais podem contaminar a superfície e posteriormente as águas subterrâneas. As estações de abastecimento de gasolina são, geralmente, fontes poluentes da água subterrânea, assim como os líquidos que são armazenados em fossas, desde que atinjam terrenos permeáveis.
. A poluição das águas subterrâneas, muitas vezes, só aparece depois de a indústria ou outra actividade por ela responsável ter cessado a sua laboração há muitos anos.
. Por exemplo, produtos químicos armazenados ou derramados no solo podem demorar anos a atingir um aquífero.
. Este é o problema que pode ser causado por lixeiras localizadas em aterros não impermeabilizados ou por substâncias tóxicas derramadas imprevidentemente nos solos.
. Substâncias como os pesticidas ou herbicidas utilizados na agricultura podem atingir a água subterrânea através da água de irrigação que penetra no solo.
. As águas subterrâneas poluídas são muito difíceis de purificar. Devido ao seu lento movimento e grande volume, uma operação de limpeza numa região poderá levar décadas e custar milhões de euros para ficar completa.
. A poluição das águas subterrâneas pode ser evitada, desde que haja cuidado.
. A lixeira de uma cidade não deve ser construída acima do nível das águas subterrâneas. O local deve ser isolado por um leito constituído por uma espessura significativa de argila.
. A parte superior deve ser isolada da água da chuva por uma cobertura impermeável. Barreiras podem impedir que as correntes de água superficiais se dirijam para as lixeiras. A prevenção da poluição das águas subterrâneas pode ser cara mas é muito mais barata do que a despoluição posterior.
. A água subterrânea é poluída, directa ou indirectamente, pela contaminação de diversas substâncias que são prejudiciais à saúde dos organismos e que reduzem a sua utilidade.
. As águas subterrâneas, no seu estado natural, estão relativamente livres de contaminação. É por isso que são utilizadas na alimentação. A poluição das águas subterrâneas é especialmente insidiosa porque não é visível.
. Os nitratos, uma das substâncias mais utilizada nos fertilizantes, é pernicioso, mesmo em pequenas quantidades, na água que possamos beber.

Sem comentários:

Enviar um comentário