quinta-feira, 3 de junho de 2010

Corte Geológico da Península do Baleal - Peniche

Península alongada N-S, em cujas arribas está exposta uma série carbonatada do Dogger; esta faixa rochosa prolonga-se para N em duas pequenas ilhas (Ilha das Pombas e Ilhéu de Fora).

A península está separado do continente por um estreito de tombolo; as arribas do lado continental são formadas por depósitos terrígenos do Malm, existindo uma falha importante entra as duas séries. A série do Dogger tem cerca de 93m de espessura e inclina regularmente para ENE, pelos que os níveis mais antigos afloram na base da arriba poente.
A parte inferior da série é constituída por margas e calcários margosos, fissurados e bioturbados em bancadas decimétricas. Estes depósitos cujos clastos variam entre 0.5cm a 100cm foram corpos mais ou menos lenticulares, com base abrupta e topo irregular que correspondem a sedimentação gravítica. As camadas supra jacentes consistem numa alternância de margas e calcários margosos com níveis intercalares de calcário, sendo o conteúdo fossilífero semelhante ao anterior, mas com maior abundância de amonoides. Para a parte superior, nitidamente estrato crescente e quase só constituída por calcários maciços, de cor clara, torna-se menos abundante a fauna bentónica em vez da nectónica.
A sucessão descrita traduz, inicialmente, a deposição marinha hemipelága, em profundidade elevada, perturbada por episódios de sedimentação de talude-bacia oceânica; a evolução subsequente reflecte a sedimentação em meio marinho externo, provavelmente menos profundo do que o antecedente.

Sem comentários:

Enviar um comentário