terça-feira, 23 de março de 2010

Na Noruega foi encontrado fóssil de réptil marinho gigante



O arquipélago das Ilhas Svalbard é conhecido por albergar, entre outras espécies, ursos e raposas polares. Estas ilhas são banhadas pelo Ocerano Glaciar Ártico, pelo Mar de Barents pelo Mar da Noruega e ainda pelo Mar da Gronelândia e ficam a pouca mais de 550 quilómetros da costa norueguesa. O mar em redor é rico em peixes e, em virtude de haver muito alimento, existem também muitos mamíferos marinhos que não podem ser encontrados noutros lugares.



Como muitas destas ilhas são desabitadas e o clima não favorece muito os trabalhos de campo, pouco foi até agora estudado sobre o que está logo abaixo do seu solo. Mas uma equipa de paleontólogos da Universidade de Oslo, liderada por Jorn Hurum, afirmam ter descoberto o maior fóssil de réptil marinho encontrado até hoje, um verdadeiro monstro com 15 metros de comprimento. Trata-se de um pliossauro com uma idade estimada de 150 milhões de anos. O anterior recorde pertencia a outro pliossauro, com cerca de 12 metros, encontrado na Austrália.


Os trabalhos de remoção do fóssil começaram já no Verão de 2007, mas o clima originou dificuldades que fizeram atrasar os trabalhos durante alguns meses, já que os cuidados para não danificar o pliossauro foram levados ao extremo, sendo muitas vezes utilizadas as mãos como ferramentas.


Nestas ilhas, foram já identificadas mais jazidas de fósseis que se esperam bastante proveitosas. Estima-se existirem mais de quarenta fósseis para escavar nos próximos anos sendo que, enquanto parte da equipa se encontra a trabalhar no laboratório, outra se encontra no local para retirar já outro pliossauro, que se espera também vir a surpreender os interessados e a comunidade cientifica.






Sem comentários:

Enviar um comentário