terça-feira, 23 de março de 2010

Descoberta importante de jazida de fósseis de Dinossaurios



Já não é a primeira vez que a China divulga a descoberta de grandes jazidas de vestígios de dinossáurios. Desta vez foi na província de Shandong, perto da cidade de Zhucheng, onde vivem pouco mais de um milhão de habitantes e onde já no início dos anos sessenta do século XX tinha sido feita outra importante descoberta de uma jazida de fósseis. Nessa altura, foi uma missão de exploração petrolífera que proporcionou o achado. Desta vez, foram os trabalhos preparatórios para a exploração mineral que encontrou os primeiros fósseis e que comunicou a sua descoberta às autoridades.




Na área, que engloba os terrenos em redor de quatro aldeias e onde decorrem as escavações desde Março de 2008, já foi possível encontrar mais de sete milhares de ossadas fósseis em excelentes condições. Neste momento foi necessário fazer uma pausa nas escavações devido aos rigores do Inverno, sendo que se espera reiniciar os trabalhos no mês de Março de 2009.




As expectativas dos investigadores do Instituto de Paleontologia de Vertebrados e Paleoantropologia que pertencem à Academia Chinesa de Ciências são muito altas e não põem de parte a hipótese de vir a identificar novas espécies de animais que viveram principalmente no fim do período Cretáceo, há cerca de 65 milhões de anos. O facto de os achados se encontrarem em excelentes condições pode vir a ajudar a perceber melhor os contornos do que levou a extinção em massa dos dinossáurios a nível global.




Os terrenos onde agora decorrem as escavações seriam, na altura em que estes animais morreram, um pântano ou lago rodeado de grandes pastagens, o que justifica o grande número de ossadas encontradas, entre herbívoros e os seus predadores carnívoros. Uma possível justificação para os fósseis estarem tão concentrados pode estar relacionada com uma erupção vulcânica cujo posterior lahar, de resíduos vulcânicos e lama, tenha percorrido uma língua de terra ao longo da qual foi deixando detritos, entre os quais esta extraordinária concentração de ossadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário